Resultados dos inquéritos


1.º semestre do ano lectivo 2018-2019

Todos temos deveres!

No seguimento do trabalho desenvolvido anteriormente, foi disponibilizada, aos alunos matriculados nos vários cursos do 1.º e do 2.º ciclo de estudos da Universidade da Madeira (UMa), bem como aos alunos matriculados nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), uma plataforma online a partir da qual estes puderam indicar, através do preenchimento de um formulário, as situações de incumprimento do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (RAAA) da UMa que se verificaram nas Unidades Curriculares que frequentaram, bem como infracções à pontualidade, à assiduidade ou de qualquer outro tipo, preservando a sua anonimidade, caso o desejassem.

À semelhança do que tem sido nosso apanágio, o formulário foi disponibilizado durante todo o semestre, para garantir que os alunos pudessem fazer chegar a informação sempre que se verificasse uma situação de incumprimento, sendo que cada notificação pode incluir um ou mais tipos de infracção.

Ao contrário dos semestres anteriores, verificou-se uma maior distribuição das reclamações recebidas no que diz respeito à sua tipologia, com apenas 10% de diferença entre as duas razões mais apontadas pelos estudantes.

Outra estatística que sobressaiu neste último semestre foi o facto de não ter sido comunicado qualquer incumprimento relativo à divulgação de notas finais da época normal, o que nos permite assumir que todos os docentes, sem excepção, procederam ao lançamento destas com, pelo menos, 72 horas de antecedência face ao respectivo exame de recurso, algo inédito desde a implementação da plataforma TODOS TEMOS DEVERES.

Analisadas todas as reclamações recebidas, apresentamos abaixo as cinco unidades curriculares mais visadas, pelos respectivos alunos, nas notificações recebidas, que, em conjunto, totalizam quase 60% das notificações. Como o gráfico indica, Estatística I e Redes Neuronais foram as unidades curriculares que recolheram mais reclamações.

Ainda no que diz respeito às unidades curriculares, verificamos que, desde a entrada em vigor da plataforma Todos Temos Deveres, apenas três unidades curriculares são presença constante em todas as análises do primeiro semestre lectivo.

Noutro âmbito, constatamos que a maioria (quase 60%) das situações reportadas são solucionadas logo na primeira fase, ou seja, através do contacto com os docentes da respectiva unidade curricular. Esta situação demonstra abertura e sensibilidade, por parte da maioria dos docentes, face às situações que prejudicam os seus alunos.

Estes resultados, à semelhança dos semestres anteriores, serão entregues ao Conselho Pedagógico e à Reitoria da UMa, com o intuito de chamar à atenção para estes incumprimentos, sinalizados pelos estudantes que foram prejudicados pelos mesmos. Caberá, então, à Universidade da Madeira, garantir que esteja a ser cumprido, por parte do corpo docente, o disposto no Regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes da UMa.

Acreditamos que os indicadores positivos registados neste semestre são resultado do trabalho contínuo que tem vindo a ser desenvolvido, por um lado, através da consciencialização dos alunos para os seus direitos e para o conhecimento do RAAA e, por outro lado, através dos canais formais de resolução das situações de incumprimento reportadas, junto dos respectivos docentes, Directores de Curso e, quando necessário, junto da equipa Reitoral.

A Académica da Madeira apela a todos os representantes dos alunos nos Conselhos de Curso, conforme disposto nas suas competências, que estejam atentos a todas as anomalias detectadas no funcionamento dos cursos.

Juntos, conseguiremos proporcionar melhores condições de ensino.